IDEIAS DE MÚSICA, TEATRO, TELEVISÃO E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

APRESENTAÇÃO

   


Ruth Pereira (currículo e portefólio)

Nasceu em Estremoz.
Passou a infância e adolescência em Sintra, onde morou com os pais até entrar para o ensino superior. Frequentou o ensino secundário no Colégio de São José – Quinta do Ramalhão. Terminou o 12ª ano no Instituto Superior de Matemáticas Aplicadas –ISMA.

Licenciada em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora, realizou vários estágios nas Câmaras Municipais de Borba e de Elvas, onde desenvolveu Projectos de Planeamento Urbano e Requalificação Paisagística, Ambiental e Urbana. Já como freelancer desenvolveu vários Projectos de Espaços Exteriores de Loteamentos e Jardins Privados para os Concelhos de Elvas, Portalegre, Campo Maior, Évora e Sintra. Tendo sido o de maior relevância, o Projecto de Requalificação Paisagística, Ambiental e Urbana -  Projecto de Arquitectura Paisagista da Circular à Cidade de Elvas  – 1º  e 2º Troço, Rotunda das Piscinas  - Sochinhas, que fará a ligação a um das entradas e saídas principais do país, na sua linha fronteiriça com Espanha.

No entanto, ao longo da sua vida, e desde pequena, que começou por desenhar, aprender a tocar instrumentos musicais (teclas e cordas), tirar músicas de ouvido, a cantar, a tocar viola, a compor músicas, a dançar, a fazer teatro, a criar e inventar.

Da primária à secundária fazia teatro, desenhava cenários, ensaiava espetáculos de dança com os mais novos , organizava pequenos teatrinhos com os primos para mostrar à família nas festas de Natal.

No ano de 2003 frequentou a COMPANHIA DE TEATRO “ Lume de chão “ de Estremoz, tendo como professor o Actor e Encenador João Sérgio Palma, Director e Actor do PIM TEATRO.

Em Março de 2012 formou-se no WORKSHOP DE TELEVISÃO – Acting, Singing and Dancing, da PLURAL ENTERTAINMENT.

Em Março de 2013 frequentou o WORKSHOP " O TEATRO E EU"  com Mónica Leite, na ILHA D'ARTE.

A 4 de maio de 2013 participou no WORKSHOP " A CÂMARA E EU" - nível 2, com Maria Henrique, na ILHA D'ARTE.

A 1 de Junho de 2013 participou no WORKSHOP "A CÂMARA E EU" - nível 3, com Maria Henrique,
na ILHA D'ARTE.


A 30 de Novembro de 2013 frequentou o WORKSHOP DE “INTERPRETAÇÃO PARA CÂMARA" - nível 4, com Maria Henrique, na ILHA D'ARTE.



Em 2008 criou a RPPAISAGENS – ATELIER DE IDEIAS E PROJECTOS.No seu Atelier, para além da Arquitectura, desenvolve também trabalhos nas áreas do Design e Decoração de Interiores, do Audiovisual, Musica, Teatro Escrita, Pintura, Fotografia, Desenho e Artes decorativas.


Actividades artísticas relevantes:

 - Participação e interpretação no evento de Spokenwords “ PALAVRAS DITAS”, iniciativa da Fábrica Avariada, com textos de Paulo Prezado e música de Jorge Paulino, realizado no Castelo de Elvas  e Bar Charrete de Estremoz.
 - Participação em animação de rua “ O barroco na Feira “ – integrado no projecto cultural “ A Cultura do Barroco         - O Imaginário e o Quotidiano”” – Município de Estremoz.
 - Participação na figuração do filme” A Outra Margem” do realizador Luís Filipe Rocha - prémio especial do júri no Festival de cinema de Guadalajara, no México.
 - Participação em animações infantis, com modelação de balões e pinturas faciais.
 - Participação no casting para Actor/ Cantor, para espectáculo de Filipe La Féria, no salão preto e prata do casino Estoril, Lisboa.
 - Participação no casting para actores para o elenco do Teatro “ O SONHO “ , direccionada para o público infanto-juvenil, em Lisboa.

  - Proposta do Espectáculo audiovisual, musical e teatral - ALICE RUTH NO PAÍS DAS MARAVILHAS – A verdadeira história de Alice no País das Maravilhas, no âmbito de iniciativa privada de promover a Arte em cada um de nós.

- Figuração como enfermeira de assistência ao momento da  morte de um dos personagens da novela “ Dancing Days” pela agência Produções Valente, em Lisboa.


 - Figuração como agente da PSP na novela " Mundo ao contrário "  - Plural Entertainment.

 - Participação na Curta-metragem " VAGÔ", realizada por Mara Vicente e Nádia Rocha.

 - Participação no casting da peça de Teatro " AQUI VENDEM PESADELOS".
 - Participação no casting para o elenco do Teatro  ARTE D' ENCANTAR.


 - Selecionada para figuração de episódio piloto de “ CAMÈLIA DE SANGUE”.

 - Participação como freguesa, na novela " BELMONTE" - Plural Enternainment

- Seleccionada para o elenco do filme “ Apocalipse” de Telmo Martins, na personagem Filipa.


PESSOA CRIATIVA, EXPRESSIVA, INVENTIVA E COMUNICATIVA QUE PRETENDE DAR O QUE TEM DE MELHOR E CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR VIVÊNCIA HUMANA.

“Porque as ideias emergem do meu pensamento da minha existência.
E porque a arte é mais pura forma de expressão humana



















PARTICIPAÇÃO ESPECIAL NA NOVELA " BELMONTE"  episódio nº8 - Plural Entertaiment - 2013











VIDEO FINAL DO WORKSHOP DE TELEVISÃO PELA PLURAL ENTERTAINMENT - 2012





VIDEO FINAL DO WORKSHOP DE " A CÂMARA  EU" COM MARIA HENRIQUE PELA ILHA D'ARTE





https://www.youtube.com/watch?v=jI_MZDICLq8






VIDEOS  PROPOSTOS PARA A APRESENTAÇÃO DA AUDIÇÃO AO TEATRO "O SONHO"







FIGURAÇÃO NA NOVELA " DANCING DAYS" - SPproduções - 2012





FIGURAÇÃO NA NOVELA " Mundo ao contrário" - Plural Entertaiment - 2013







PROJECTO MUSICAL -  "ALMUNA"


O meu gosto pela música começou desde cedo, tendo vindo, ao longo dos anos, a criar esboços de canções imaginárias. Em 2012 decidi pegar nas músicas que tinha guardado, ainda em estado embrionário, e transformá-las em realidade, somente com a minha voz, o meu sintetizador e a minha guitarra acústica. Assim, nasceu o Projecto Musical ALMUNA, em que pretendo dar a conhecer a forma como interpreto o mundo que me rodeia e traduzo através de diversas linguagens sonoras. Visto várias peles musicais para ir ao encontro da minha essência e porque acredito que a maior riqueza criativa surge da fusão da diversidade de culturas.
Depois de um período de composição,arranjos e instrumentalização com o apoio incondicional de Jorge Paulino, estas músicas serão, brevemente, gravadas na maquete " O Desejo".

Aqui vos apresento um "cheirinho" deste novo projecto ALMUNA, através desta promo em video.

ESTA É A MINHA FORMA DE EXPRESSÃO. 
DE MIM PARA O MUNDO.







































~







WORKSHOP " A CÂMARA E EU" -  NÍVEL 2 com Maria Henrique, na ILHA D'ARTE








Nenhum comentário:

Postar um comentário